Nomes das Cores – História de Origem e Tradução em Inglês

Os nomes das cores têm origens bastante curiosas e inusitadas, que você nem imagina!

Alguns nomes das cores estão relacionados com a natureza e outros com verbos associados com o latim que, apostamos, será uma grande surpresa para você.

O português, assim como o espanhol, é uma língua derivada do latim – língua falada na região do Lácio, no entorno de Roma. O latim teve uma grande influência nos idiomas europeus ao longo da história e, por consequência, na língua portuguesa.

No post a seguir, vamos falar um pouco sobre a origem do nomes das cores individualmente e também qual a sua versão no inglês. 

Ficou interessado? Então nos acompanhe!

Nomes das Cores – Vermelho

Tabela de Cores - Vermelho
Tabela de Cores – Vermelho

O pigmento da cor vermelha usado na fabricação de tecidos era obtido – desde a Antiguidade Clássica até os dias de hoje – a partir de um inseto chamado cochonilha. 

O nome deriva do latim, vermiculum, que significa “pequeno verme”, e foi o que acabou dando o nome à cor em português. Em inglês, nos referimos à vermelho como red

Os povos germânicos usavam a palavra rauthaz para designar os objetos desta cor, que foi abreviada para rod, no saxão antigo. 

Nomes das Cores – Azul

Tabela de Cores Azul
Tabela de Cores Azul

A origem mais popular da cor azul está ligada a uma pedra preciosa árabe chamada de lápis-azúli (em latim, lápis significa pedra e lázúrd é o nome próprio da rocha com essa tonalidade). 

Essa é a origem da palavra azul no português moderno. Em espanhol, a palavra é azurro. Existe também o termo cerúleo, derivado do latim, para descrever a palavra usada para se referir à cor do céu. 

O azul está relacionado, de uma forma geral, com a água e os sentimentos de paz que ela evoca. Os povos antigo de origem indo-europeia utilizavam o termo bhle para descrever algo com a cor clara. 

No francês antigo, o termo usado era o bleu, que deu origem ao blue, utilizado no inglês moderno. 

Alguns povos, como os coreanos, utilizam a mesma palavra para descrever as tonalidades de verde e azul. Da mesma forma, a palavra tailandesa khiaw geralmente significa verde, mas também é utilizada para representar o azul do céu ou do oceano. 

Nomes das Cores – Branco

Usualmente associado com a pureza e também com a sabedoria, o branco, na sua forma original, era uma palavra usada para designar as pessoas com o cabelo ou a pele clara, pelos povos anglo-saxões. 

Os povos germânicos usavam a palavra blank – que significa “algo polido” – para se referir também à cor. 

O termo também se refere às armas brancas, já que denomina algo branco e reluzente. No inglês arcaico, a palavra usada era o Hwit, que tem o mesmo significado: radiante, brilhante, claro. O nome derivou para white, como conhecemos hoje.

Nomes das Cores – Verde

A etimologia da palavra verde está bastante ligada com a natureza. As primeiras tribos agrícolas europeias utilizavam a palavra com o mesmo significado do verbo crescer. 

Outras fontes afirmam que a palavra verde foi criada para denominar a cor verde, de fato. Em latim, verde é viridem, em francês é vert e em italiano, verde, como na versão em português. 

Quando os povos germânicos invadiram a Inglaterra, ainda na Idade Média, a palavra mudou para green, sua tradução para o inglês até hoje. 

Nomes das Cores – Amarelo

Tabela de Cores Amarelo
Tabela de Cores Amarelo

Essa talvez seja a origem mais curiosa até o momento. As crianças que sofriam de icterícia – doença caracterizada pelo aumento nos níveis de bilirrubina, pigmento encontrado na bile – acabavam ficando com a pele amarelada. 

A bile, produzida no fígado, tem um gosto amargo. O diminutivo de amargo, no latim, é amarellus, que derivou o nome da cor. No inglês antigo, a palavra ganhou a grafia geowle, que transformou-se no yellow do inglês moderno. 

Nomes das Cores – Preto

O nome preto tem origem no latim appectoráre que significa comprimir contra o peito. A palavra transformou-se em apretar, até chegar na versão que conhecemos hoje, o preto. 

A palavra tem a associação com algo denso, espesso, apertado. Em latim, a palavra correspondente é nigrum e, em francês, noir. No inglês arcaico, a palavra blak era usada para designar tinta – o que deu origem à palavra black, como conhecemos hoje. 

Nomes das Cores – Laranja

No idioma sânscrito, originado no Norte da Índia, a fruta de mesmo nome era chamada de naranga. Em árabe, a palavra virou nárandja, que deu origem ao nome que conhecemos hoje.

O mesmo vale para as cores rosa e violeta, por exemplo, usadas para designar os nomes das flores. Em inglês, laranja é orange

Nomes das Cores – Marrom

A castanha portuguesa, bastante popular nas festas de Natal, é chamada de marrom em francês. A palavra original castanha foi mantida para designar a cor dos olhos e dos cabelos. 

Os povos antigos utilizavam esta palavra para designar algo escuro e brilhante. Já os ingleses utilizavam a palavra brun para o mesmo fim. No século 13, um escritor usou essa palavra para descrever a cor do cabelo de um personagem, tornando-a mais popular. 

A tradução de marrom para o inglês é brown.

Nomes das Cores – Cinza

A cor cinza é usada para designar a cor da mistura de pó e brasas que sobra das fogueiras. Em latim, o nome usado era cinisia. A tradução em inglês para cinza é gray.

Nomes das Cores – Magenta

O nome desta cor tem um significado histórico e está relacionada com uma cidade de mesmo nome localizada a noroeste da Itália. 

Em 1859, os austríacos foram derrotados na Segunda Guerra de Independência da Itália, com apoio do exército francês. O sangue derramado a região pode ter tido influência sobre o nome da cor. 

Outra explicação é que este é o nome de um tipo de corante de cor rosa púrpura, produzido a partir do alcatrão do carvão. Este nome é próprio e não tem tradução para o inglês. 

A etimologia – ou o estudo da evolução das palavras – é algo bastante divertido e interessante, não é mesmo? Esperamos ter tirado a maioria das suas dúvidas sobre a origem dos nomes das cores! 

Deixe um comentário para nos contar o que achou deste conteúdo sobre nomes das cores e também para sugerir novas ideias para os próximos posts.

Agora, se você ainda tem alguma dúvida sobre nomes das cores, entre em contato conosco! Quer conhecer mais sobre o significado das cores? Acesse nosso conteúdo clicando aqui!


FAÇA UM COMENTÁRIO